Ensina a Bíblia que a boca diz o que está cheio o coração (Mt12.34). Aqui eu vou compartilhar o que vai em meu coração com você. Espero poder edificar a sua fé e que aqui você encontre uma palavra de conforto e benção na sua vida.

domingo, 27 de junho de 2010

Ouvindo a voz do Senhor

No evangelho de Lucas 10.38-42 temos: 38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
40 Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Duas mulheres, Marta e Maria.
Marta encontrava-se ocupada, com muitas coisas para resolver, tentando "agradar" a Jesus. Deixar o Salvador o mais confortável possível.
Maria procurou adotar uma outra postura. Resolveu ficar aos pés de Jesus, ouvindo a seus ensinamentos.
Esta ultima preferiu ouvir a voz do Senhor.
Nossa vida é feita de escolhas. Uma escolheu arrumar a casa para talves impressionar Jesus, enquanto a outra escolheu parar tudo para ouvir.
Temos muita necessidade de falar. Quando falamos nós nos sentimos vivos. Ouvi o som de nossa voz, nos deixa animados. Soa como mel ouvir nossas própias palavras.
Muito embora, seja gratificante, devemos ter cuidado com o que vamos dizer. No evagelho de Tiago, capítulo 3, temos: 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Falar é bom, mas será que a contra partida também é válida? Será que sabemos ouvir? Você já tentou ouvir alguém sem interromper? Já interrompeu alguém alguma vez com a célebre frase "já sei onde você quer chegar!" ou "já sei  o que você dizer!".
Ouvir é difícil. Exige treinamento.
O jovem Samuel já ministrava, já falava do Senhor, mas ainda não havia ouvido a voz de Deus.
Ouvir significa prestar atenção. Obedecer.
Escutar é tornar-se atento para ouvir.
Na escola, quantas vezes o professor falava e nós queríamos dar no pé? Estar longe dali. Mas, porque? aula chata? Não, porque o modelo de aula que normalmente se usa nas escolas é "eu falo e você ouve, ok?"
Nós não somos treinados para ouvir. Precisamos nos dispor a ser como Maria. Largar tudo para simplesmente ouvir a voz de Deus. Deus tem muito a nos dizer mas estamos sempre preocupados e pedir (dizer), parece que se não temos nada a dizer, tem algo de errado.
Errado é "atropelar" ou impedir o agir do Espírito Santo.
O livro de Eclesiastes 3,7 diz: 7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de falar e tempo de estar calado... As vezes o silêncio diz mais do que mil palavras, não é assim?
Fiquemos calados um tempo e escutemos o que nosso Deus tem para nos dizer.
Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário: