Ensina a Bíblia que a boca diz o que está cheio o coração (Mt12.34). Aqui eu vou compartilhar o que vai em meu coração com você. Espero poder edificar a sua fé e que aqui você encontre uma palavra de conforto e benção na sua vida.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Isso é Pará...tsc tsc tsc


As fotos que estou postando hoje são da famosa BR-163, a Santarém-Cuiabá. Como todos sabem seria uma estrada que ligaria, entre outros, os estados do Mato Grosso e Pará. Traria ainda desenvolvimento para esta região, além é claro, de um pouco de dignidade aos habitantes que ali moram.
Mas o que realmente se vê, é apenas lama! O curioso disso tudo é que mesmo com a situação de penúria em que estrada e população se encontram, esta ultima ainda consegue ter animo para fazer brincadeiras, gozações, etc.
Por ali, carro nem pensar! Só mesmo carreta (caminhão), caminhonete traçada (4x4) ou trator, aventuram-se a passar. Ate as motos tem dificuldade pois não se trata de uma simples poça de lama. É a estrada de lama!!!
E mesmo os carros grandes as vezes ficam como o da foto aí acima. Quando vi as fotos sinceramente fiquei me perguntando o que passaria na cabeça de um motorista que sabe que vai ter que enfrentar a BR-163.
Logo em seguida me veio à mente a situação das pessoas que vivem ali. Então imaginei um filho e sua mãe conversando: "mamãe vou pegar o ônibus e ir pra aula, tudo bem?", e a mãe com ar de preocupada responde: "tudo bem amor, quando voce você volta?", ao que o garoto responde: "dentro de uma ou duas semanas.".
Eu tenho uma parceira de empresa que mora na região de Novo Progresso. Tudo lá demora e é caro. O sedex demora praticamente uma semana.
É incrível como se consegue chegar mais rápido à São Paulo do que a Novo Progresso, por exemplo. E isso, estamos falando de Transporte Aéreo, pois de onibus ou caminhão, não se sabe nem se chega, quanto mais, quando chega.
No mês passado, a Globo e a Record fizeram matérias sobre a Br-163. Quem viu ficou horrorizado com a situação. No entanto, creio que há 10 anos, não a Record, mas talves a mesma Globo ja tenha feito a mesma materia. Talves, entrevistado as mesmas pessoas, feito imagens dos mesmos lugares. Infelizmente praticamente nada mudou. Talvez algumas vilas, tenham hoje se tornado cidades, algumas pessoas entrevistadas cansaram-se e foram embora, dando oportunidade para que outras pudessem demonstrar sua indignação com o esquecimento ou falta de vontade do governo.
De modo que, sabemos que não será logo que o tão sonhado asfalto vai chegar na região, que não demora e grande parte do povo já se esqueceu da dureza que é viver ali, que vai entrar ano e sair ano e é grande a possibilidade de tudo ficar como está.
Pelo menos eu espero que este bolg fique no ar por um tempo, para pelo menos eu e você que está lendo, nos lembremos que o estado do Pará é muito mais do que Belém.

Nenhum comentário: