Ensina a Bíblia que a boca diz o que está cheio o coração (Mt12.34). Aqui eu vou compartilhar o que vai em meu coração com você. Espero poder edificar a sua fé e que aqui você encontre uma palavra de conforto e benção na sua vida.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A importância de aprender a pensar.

Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei





Após realizar diversos eventos para estudantes na época dos lançamentos dos meus livros fiquei assustado com as falhas de ensino que encontrei , professores despreparados para enfrentar uma geração de multi-conhecimentos e com sede de informações , um sistema arcaico baseado em monólogos em sala de aula , provas sem nenhuma criatividade que valorizam o decorar ao invés do saber , testes de múltipla escolha , que existem simplesmente para preparar o aluno para a maratona do vestibular , um sistema de avaliação desigual e sacrificante para o aluno que alimenta uma rentável e rica industria de cursos pré-vestibulares.

Imagine se as soluções dos problemas da vida viessem em múltipla escolha , isso não existe , a vida não lhe oferece respostas pré-formatadas para você escolher , na vida temos que pensar .

Chegamos ao ponto nefrálgico da educação , os alunos NÃO sabem pensar , pois não são ensinados e incitados a isso , a grade educacional é muito chata , aprendemos a odiar Física , Química , Matemática por serem extremamente mal ministradas , você decora formulas que não lhe trazem nenhuma ligação com a realidade , não são aplicáveis no dia a dia , você só as utiliza para passar no vestibular ou se formar , por que um aluno teria interesse em aprende-las , na era da informática as formulas estão á sua disposição , você apenas tem que saber o que fazer com elas , e isso não é ensinado em sala de aula.

Como irão sobreviver em um mundo caótico que cada vez respeita menos as regras , onde a única certeza é a mudança , onde o volume de informações dobra a cada 8 meses , onde no dia da sua formatura você descobrirá que a realidade do mercado em que você irá atuar é completamente diferente daquele que você estudou e se preparou por quase meia década.


Veja o exemplo do professor que em curso de mestrado propôs aos alunos:

- Se fossem morar numa ilha deserta e pudessem levar apenas um livro, qual escolheriam?

Respostas variadas, segundo interesses, concepções e predileções individuais:

- Os Miseráveis, de Victor Hugo.
- O Emílio, de Rousseau.
- O Capital, de Marx.
- A Interpretação dos Sonhos, de Freud.
- A Origem das Espécies, de Darwin.
- As Flores do Mal, de Baudelaire.
- Os Diálogos, de Platão.
- O Príncipe, de Maquiavel.
- A Teoria d a Relatividade, de Einstein.

O professor apenas sorriu e disse:

- Não seria mais proveitoso um Manual de Sobrevivência?


Espero ter feito você pensar um pouquinho sobre esse assunto.


Suce$$o

Roberto Recinella

*Retirado do site http://www.administradores.com.br

Nenhum comentário: