Ensina a Bíblia que a boca diz o que está cheio o coração (Mt12.34). Aqui eu vou compartilhar o que vai em meu coração com você. Espero poder edificar a sua fé e que aqui você encontre uma palavra de conforto e benção na sua vida.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Transplante de face


Navegando pela net, me deparei com a notícia de que mais uma pessoa - a segunda - havia sido submetida à um transplante de face e que o resultado havia sido um sucesso.
Procurei me aprofundar, um pouco, no assunto para entender as condicões de tal cirugia e algumas opiniões sobre o tema.
É bem verdade que o tema causa polêmica. Uns consideram problematica a situação do paciente, uma vez que, ocorre uma completa mudança na face. Isso mesmo: os médicos adaptam a pele do rosto de alguém neste dito paciente. Outro veem com bons olhos já que elevaria a auto-estima e a saúde do paciente.
Eu particularmente torço para que os médicos ou cientistas consigam evoluir o mais rápido possível esta prática pois pelo menos para mim ainda é complicado "digerir" essa prática. O resultado na minha opinião, é questionável. Principalmente do ponto de vista estético.
Evidente que a mudança melhora consideravelmente o funcionamento de todos ou praticamente todos os orgãos internos da face do paciente e consequentemente a saúde do mesmo. Porém, por se tratar de uma cirurgia muito delicada, o paciente precisa de medicamentos e apoio piscilógico pelo resto da vida.
Creio que essa medida é determinante para que a vida deste paciente seja a mais "normal" possível, tendo em vista que não é de hoje, que vende-se a idéia de que imagem é tudo.
Portanto, para os médicos, não basta a pessoa ter um novo rosto, é preciso gostar deste rosto e saber lidar com esta mudança. E que ao sair de casa, vai ser alvo de olhares e comentários nem sempre legais.
A ciência avança e com ela a esperança de várias pessoas que ja haviam desistido de viver com dignidade.

Nenhum comentário: